quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Começa a "distensão"


O Acordo de Limitação de Armas Estrategicas( SALT-1, em ingles) foi assinado em 1972 pelas potencias, limitando o numero de misseis antibalisticos. Tendo como objetivo garantir que as potencias so pudessem proteger cidades importantes. Dessa forma os dois teriam grandes perdas e a guerra não se estenderia.
Em 1979, as superpotencias assinaram o SALT-2 que tinha os mesmos pricipios do SALT-1. Mas a situação entre EUA e URSS estava ruim, pois houve a invasão da URSS no Afeganistão, e a revolução do Irã e da Nicaragua. Fazendo com que os EUA nunca aceitassem este acordo.
O acordo de Negociações para  a Redução de Armas Estrategicas(START) foi assinado no ano de 1982, que previa, principalmente, o corte de 50% dos ICBMs. E mais tarde o SALT-2 e o SALT-3, que estendeu o prazo do Tratado de Não-Ploriferação Nuclear(TNP), já mencionado anteriormente, junto ao Tratado de Banimento de Testes Nucleares(NTB). Apesar disso as pesquisas sobre armas continuaram. O desenvolvimento da pesquisas melhorou os foguetes, fazendo com que eles fossem capazes de carregar mais bombas atomicas, ler e codificar instruções e dados. Sendo essas armas denominadas “armas inteligentes”. Esses tratados tinham como apoio a garantia de que as duas superpotencias conservavam arsenal suficiente para uma retaliação
O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, em 1983 anunciou o começo da pesquisa para desenvolver um escudo espacial contra misseis laçados de qualquer ponto da Terra ou do espaço,o projeto teve o nome de “ Iniciativa de Defesa Estrategica"(IDE) logo apelidado de “Jornada das Estrelas”, que cobriria todo o territorio americano inutizando os mísseis.  
Um ICBM

Mísseis anti-balísticos

O “escudo espacial” funcionaria da seguinte maneira: numa primeira fase, satélites de reconhecimento detectariam o lançamento dos mísseis inimigos. Após serem processados, os dados dos satélites permitiriam o posicionamento de satélites e estações espaciais armadas de raios laser e o disparo de mísseis anti-balísticos baseados em terra, destruindo a força atacante antes que ela atingisse os EUA. Ele também dizia que isso tornaria as bombas nucleares inuteis, acabando com o temor de uma guerra nuclear e convidou Moscou para participar desse projeto, mas ele rejeitou esse projeto, pois dizia que ele estava delirando.
Apesar das varias negociações entre paises, muitos deles continuaram suas pesquisas com armas nucleares. Por exemplo a India que em 1974 construiu sua primeira bomba nuclear, e outros que continuaram a aumentar seus arsenais. E outros de Terceiro Mundo continuaram pesquisando, com o Brasil e a Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário