quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Projeto Manhattan


A pesquisa sobre armas nucleares começou com Einstein, nos EUA, com o codinome Projeto Manhattan, com o apoio do presidente Harry Truman, de Albert Einstein e de Franklin Roosevelt. Eles não queriam que Hitler tivesse acesso a essa nova tecnologia antes dos aliados. O projeto tinha como objetivo a criação de bombas nucleares. Esse processo foi acelerado pelo medo de que o outro lado fizesse uso da energia contida no átomo -  essa tecnologia foi concebida em apenas 3 anos (1939-1942), devido ao empenho de cientistas e autoridades norte-americanas; e também pelo ataque japonês a Pearl Harbor no qual os EUA entraram na guerra. Após 1945, quando ocorreu o primeiro teste nuclear bem sucedido que ocorreu no deserto de Alamogordo com a bomba denominada Gadget, os EUA se tornaram o principal candidato a vencer a guerra.
Os Estados Unidos também queriam diminuir a influência soviética no mundo. As bombas Little Boy e Fat Man, usadas em Hiroshima e Nagasaki, respectivamente, foram produzidas nesse projeto.
Em 1949, a URSS já testava o uso dessa tecnologia com o apoio de cientistas nazistas, para acelerar e aperfeiçoar seu programa bélico e nuclear, iniciando a corrida atômica. Em 1954 as duas principais potencias, EUA e URSS, ja possuíam bombas de Hidrogênio, que é mil vezes mais destrutiva do que a de Hiroshima
Comparação entre as bombas americanas e a soviética

   
Bomba Tsar

Nenhum comentário:

Postar um comentário